quinta-feira, 20 de agosto de 2009

SAMBISTA DO BRASIL


E
Mano Edgar
Eliana de Lima
Elson do Forrogode
Ernesto Teixeira
G
Gracia do Salgueiro
Geraldo Pereira
Germano Mathias
Gilson de Souza
H
Heitor dos Prazeres
Hélio Bagunça
I
Ismael Neto
Ismael Silva
Ito Melodia
J
Jair do Cavaquinho
Jamelão (cantor)
João da Baiana
Jorge Aragão
Jorge do Violão
Jorginho do Império
Jovelina Pérola Negra
L
Leci Brandão
Leonardo Bessa
Luisinho Andanças
Luverci Ernesto
M
Manacéia
Mijinha
Marquinhos de Oswaldo Cruz
Mano Décio da Viola
Mano Elói
Marisa Monte
Martinho da Vila
Mestre Marçal
Monarco
Moreira da Silva
N
Nadinho da Ilha
Nêgo
Nego Quirido
Neguinho da Beija-Flor
Nei Lopes
Nélson Cavaquinho
Nelson Rufino
N (continuação)
Nelson Sargento
Nenê do Cavaco
Noel Rosa
Noriel Vilela
O
Oscar Bigode
Osvaldinho da Cuíca
P
Picolino da Portela
Zé Cruz
Casquinha
Aldo Bueno
Paulinho Mocidade
Paulinho da Viola
Paulo da Portela
Q
Quinho
R
Mano Rubem
René Sobral
Rixxah
Roberto Ribeiro
Rosalia de Souza
Royce do Cavaco
S
Saturnino Gonçalves
Serginho do Porto
Silas de Oliveira
Silvinho da Portela
Simone Bittencourt de Oliveira
T
Teresa Cristina (cantora)
Tia Ciata
Tia Doca da Portela
Tia Eulália
Tia Surica
Tinga (cantor)
Tobias da Vai-Vai
V
Velha da Portela
W
Waguinho (sambista)
Wander Pires
Wantuir
Wilson Moreira
Z
Zuzuca do Salgueiro
Zeca Pagodinho
Zé Espinguela
Zé Paulo (sambista)

25 comentários:

  1. Edgar Marcelino dos Passos, mais conhecido como Mano Edgar foi um músico brasileiro. Junto com como compositores Ismael Silva, Bide, Baiaco, Mano Rubem, foi fundador da Deixa Falar, considerada a primeira escola de samba brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Eliana de Lima é uma cantora brasileira que começou sua carreira no Carnaval paulistano. Foi puxadora de diversas escolas de samba e, inclusive, fez um dueto inesquecível com o mestre Jamelão. Mas foi em 1989, com Desejo de amar, que sua carreira decolou, e ela acabou conquistando o Brasil. Tem no currículo dez discos e vendeu mais de dois milhões de cópias, que lhe renderam três discos de ouro e dois de platina duplo. Participou dos principais programas de televisão e até foi chamada de A Rainha do Pagode. Atualmente continua com sua voz potente.

    Dentre sua trejetória no Carnaval Paulistano destaca-se sua passagem pelas escolas de samba Unidos do Peruche e Leandro de Itaquera, onde os sambas cantados, eram aclamados pela arquibancada. Os Sambas Filhos de Mãe preta (Unidos do Peruche 1988) e Babalotim - A história dos Afoxés (Leandro de Itaquera 1989) são os mais conhecidos. No final de 2007, participou de uma edição do programa Qual é a música?, apresentado por Sílvio Santos.

    ResponderExcluir
  3. Elson Cruz, mais conhecido como Elson do Forrogode (São Fidélis, 20 de março de ?) é um cantor e compositor brasileiro de samba.

    Seu auge ocorreu em 1989, com a gravação da música "Talismã", de autoria de Michael Sullivan e Paulo Massadas, que seria regravada pouco tempo depois pela dupla Leandro & Leonardo. Em 1993, lançou o álbum Cada Dia Quero Mais, que contém o hit "Jeito Atrevido", de Arandas Júnior.

    Em 1995, fez participação no CD Você Não me Pega - Musical Infantil de Rildo Hora e Martinho da Vila, na canção "Tá com medo, chama o pai".


    [editar] Discografia
    1987 - Forrogode - RGE
    1990 - Imã - RGE
    1993 - Cada Dia Quero Mais
    1994 - Coisas do Peito
    1996 - Não Vivo Sem Você
    1996 - 20 Preferidas
    1998 - Só Vale a Paixão
    2000 - Talismã e Outros Sucessos
    2000 - Amor na Palma da Mão - CID
    2006 - 7 Dias de Forró

    ResponderExcluir
  4. Ernesto Teixeira é um compositor e intérprete de sambas-enredo paulistano. Integrante da escola de samba Gaviões da Fiel, desde 1984 ocupa o posto de intérprete oficial da agremiação, tendo sido o único a ocupar esse posto desde que a Gaviões transformou-se em escola de samba.

    Em parceria com o José Rifai, Alemão do Cavaco e Grego, é também autor de vários sambas da Gaviões e músicas de exaltação ao Corinthians.

    ResponderExcluir
  5. Graciano Campos, mais conhecido como Gracia do Salgueiro (Além Paraíba, 19 de junho de 1927), é um cantor, compositor e percussionista brasileiro. É autor de canções como "1800 Colinas", "Cortina do meu lar", "Cuidado com a minha viola", Pagode do Gago", "Dedo na viola", "Pandeiro e viola", "Presença de Noel" (em parceria com Martinho da Vila), entre outras.

    ResponderExcluir
  6. Geraldo Teodoro Pereira (Juiz de Fora, 23 de abril de 1918 — 5 de maio de 1955) foi um sambista e compositor brasileiro. Morou no Rio de Janeiro, próximo ao Morro da Mangueira, integrante da extinta escola de samba Unidos de Mangueira e foi amigo de Cartola, também sambista. Inovador da MPB, criou o samba sincopado que influenciaria a bossa nova anos mais tarde.

    Geraldo Pereira morreu de forma estranha, num hospital, meses após uma briga com o capoeirista Madame Satã, de cirrose hepática[carece de fontes?].

    Uma de suas mais conhecidas composições é Falsa Baiana, gravada por Gal Costa no LP Gal Fa-Tal (A Todo Vapor). Outros sambas importantes de sua autoria são Acertei no milhar, Escurinha, Sem compromisso, Pisei num despacho e Bolinha de Papel.

    ResponderExcluir
  7. Germano Mathias (São Paulo, 2 de junho de 1934) é um cantor brasileiro, representante do samba paulistano.

    Seu grande sucesso foi "Minha nega na janela", também seu samba de estréia. Chamou a atenção por causa do jeito peculiar de interpretar os sambas, sempre de forma sincopada, e acompanhá-los tocando com uma tampa de uma lata de graxa, herança dos engraxates da Praça da Sé, com quem conviveu no início da década de 1950. Germano também é conhecido por interpretar vários sambas de Zé Ketti. Fã de Germano, Gilberto Gil gravou em 1978 o álbum "Antologia do Samba-Choro", que traz também algumas gravações originais do sambista nascido no bairro paulistano do Pari.

    A maioria de seus discos saíram nas décadas de 1950 e 1960. Depois disso seus lançamentos foram cada vez mais esporádicos.

    Participou dos filmes "O Preço de Vitória" e "Quem roubou meu samba". Foi convidado para atuar na novela Brasileiras e Brasileiros, exibida pelo SBT em 1990. Em 2005 completou 50 anos de carreira e continua fazendo shows. Em 2004 lançou "Tributo a Caco Velho", em homenagem ao compositor gaúcho que tanto o influenciou, morto em 1971. Antes, em 2003, havia lançado "Talento de Bamba". Em CD, pode-se encontrar ainda seu disco "Ginga no Asfalto", de 1962. Seus outros discos ainda aguardam relançamento.

    ResponderExcluir
  8. Gilson de Souza (Marília, São Paulo) é um cantor brasileiro.

    Fez sucesso em 1975 com a música Poxa, considerado um dos mais belos sambas da época. Não ficou conhecido apenas no Brasil, mas fez shows na Espanha, em Portugal, na França e no Japão. Gravou dois LPs e teve suas composições regravadas por intérpretes famosos. Também ganhou prêmios importantes, como o Troféu Imprensa.

    Atualmente é conselheiro da SICAN, uma empresa que arrecada dinheiro para direitos autorais. Ainda é empresário de uma jovem cantora chamada Daniele Cintra. Continua gravando e fazendo shows por todo o país.

    ResponderExcluir
  9. Heitor dos Prazeres (Rio de Janeiro, 23 de setembro de 1898 — Rio de Janeiro, 4 de outubro de 1966) foi um compositor, cantor e pintor autodidata brasileiro.

    Heitor começou a trabalhar cedo, na oficina do pai, marceneiro. Dominava o clarinete e o cavaquinho, e seus sambas e marchinhas alcançaram projeção nacional. Um dos pioneiros do samba carioca, Heitor compôs seu maior sucesso, Pierrô Apaixonado, em parceria com Noel Rosa. Nos anos 20, Heitor dos Prazeres foi um dos fundadores da escola de samba Vai Como Pode, que mais tarde chamou-se GRES Portela.

    Heitor dos Prazeres adotou a pintura como hábito após a morte da esposa. Nas artes plásticas, Heitor dos Prazeres teve seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior, com obras presentes em numerosas exposições.

    ResponderExcluir
  10. Hélio Romão de Paula era filho de mãe paulistana e pai carioca, tinha três anos quando mudou junto de sua mãe e de sua irmã mais velha para a Bela Vista e 14 quando foi para a Barra Funda de onde não mais se afastara. Desde menino já tinha paixão pela música tornando-se membro da banda musical do colégio.

    A paixão pela música o levou a dança de onde já na infância apontava traços de que seria um expoente nesta arte o que se tornou realidade com o passar dos anos, desenvolvendo sua malandragem do samba no pé , pelos salões de gafieira da cidade contagiando a todos com seu estilo revolucionário.

    Por se destacar nos dois segmentos, acabou formando discípulos da sua arte e nos anos 70 saído do Garitão que era na época uma das casas mais famosa da cidade, teve a oportunidade de exportar para o mundo através de seu grupo musical "CHIC SAMBA SHOW” a música popular brasileira acompanhada da dança. O grupo era composto por seis músicos e um time de mulatas que abrilhantavam cada espetáculo.

    Por ser um líder nato e ter idéias a frente do seu tempo, foi em 1951, menino ainda, que fez contato com o samba pela primeira vez, recriou junto com Sr Inocêncio Tobias o antigo Grupo Carnavalesco Barra Funda, fechado desde 1939, agora com o nome de Cordão Carnavalesco Camisa Verde e Branco que ganharia o carnaval comemorativo do IV Centenário da cidade de São Paulo. No início, muitos foram os problemas para transformar o sonho em realidade: a repressão da polícia, os maus tratos, a falta de verba, a falta de espaço físico e tantos outros... Entretanto, essas dificuldades foram minimizadas porque junto com os baluartes acreditaram, cultivaram e trabalharam com o mesmo empenho e amor ao samba.

    Foi sua pró atividade, carisma e imensa facilidade em lidar com as pessoas, que fez com que seu Inocêncio o colocasse para ser seu braço direito no desenvolvimento das atividades no cordão fazendo assim com que ele se tornasse o primeiro diretor de harmonia e mestre de cerimônia de São Paulo.

    Como na ocasião para que não houvesse problemas no desenvolvimento das atividades carnavalescas, cada cordão deveria colocar em prática algum projeto social, o Sr. Inocêncio pediu para criar no espaço São Paulo Chic algo que fosse extensão do cordão, foi aí que surgiu a primeira roda de samba de São Paulo que acontecia toda segunda–feira . Foi a partir daí que começaram a surgir os universitários de vários lugares da cidade e incorporam-se ao projeto que se tornou um sucesso.

    A partir daí, o samba tornou-se uma atividade cultural que estava derrubando fronteiras, pois com o tempo foram surgindo solicitações de palestras em universidades atraindo assim cada vez mais estudantes interessados em conhecer um pouco deste segmento cultural que até então era desconhecido.

    Foi em fevereiro de 1973 que junto de um grupo de universitários da USP que eram:sua esposa Maria Helena, Aníbal Vaz, Elisa, Marcos dos Santos, Fernando Casitas, Regina, entre outros, que em reunião em sua casa na Rua Albuquerque Lins decidiram fundar uma escola de samba diferente, segmentada a este novo formato de público que estava se tornando uma nova geração de sambistas que acreditavam na cultura de raiz popular.

    Foi assim que nasceu a Tom Maior[1], escola que foi por ele presidida no seu primeiro ano, muitas expectativas foram depositadas neste novo nicho, pois a vontade de construir uma escola de samba nova em um espaço elitizado que era o Sumaré. Alguns anos se passaram até o falecimento do Sr. Inocêncio e as atividades continuaram, porém lideradas pelo seu filho Carlos Alberto Tobias o Totô como por ele era chamado,juntos formaram uma grande parceria faziam com que o Camisa Verde não perdesse suas características.

    ResponderExcluir
  11. Ismael Neto foi um compositor brasileiro, fundador e integrante do grupo Os Cariocas.

    ResponderExcluir
  12. Ismael Silva
    Informação geral
    Data de nascimento 14 de setembro de 1905
    Origem Niterói, RJ
    País Brasil
    Data de morte 14 de Março de 1978 (72 anos)
    Gêneros Samba
    Período em atividade 1927-1973
    Gravadoras Odeon, Sinter, Mocambo, Polydor, RCA Victor
    Afiliações Francisco Alves, Nilton Bastos, Noel Rosa

    ResponderExcluir
  13. Acraílson Forde mais conhecido como Ito Melodia é um intérprete de samba-enredo brasileiro da Rio de Janeiro, é filho de Aroldo Melodia.


    [editar] Carreira
    Começou a freqüentar desde criança a quadra e as rodas de samba na União da Ilha, acompanhando o pai. Em 1992, Ito começou a ser preparado para substituir Aroldo. Foi apoio no carro de som da escola e gravou o clipe do samba Sou Mais Minha Ilha, nas chamadas de tevê do Carnaval Globeleza. Em 1996, foi alçado à condição de intérprete principal da União da Ilha, dividindo o cargo com Aroldo para cantar o samba enredo A Viagem da Pintada Encantada. No ano seguinte, já com Aroldo aposentado, Ito foi o protagonista, conduzindo a escola com o samba Cidade Maravilhosa – o Sonho de Pereira Passos.

    Logo após o carnaval de 1997, a direção da União da Ilha contratou Rixxah para cantar o samba da escola e Ito Melodia foi dispensado. O jovem aceitou o convite para cantar na Porto da Pedra, no carnaval de 1999, no Grupo de Acesso. A escola de São Gonçalo conquistou o vice-campeonato na categoria e ascendeu ao Grupo Especial. Ito permaneceu três anos no tigre vermelho e branco. Um convite irrecusável o fez voltar à sua “escola de coração” União da Ilha em 2002, ano em que a escola insulana retornava ao Grupo de A.

    Em 2002, foi um dos compositores do samba da Unidos da Ponte, agraciado com o Estandarte de Ouro de melhor samba do Grupo de Acesso.

    ResponderExcluir
  14. Jair Araújo da Costa, conhecido como Jair do Cavaquinho, (Rio de Janeiro, 26 de abril de 1922 - Rio de Janeiro, 6 de abril de 2006), foi um cantor, compositor e instrumentista brasileiro. Fez parte da ala de compositores da escola de samba Portela e integrou os conjuntos A Voz do Morro, Os Cinco Crioulos, Os Cinco Só, além da Velha-Guarda da Portela

    ResponderExcluir
  15. Informação geral
    Nome completo José Bispo Clementino dos Santos
    Apelido Jamelão
    Data de nascimento 12 de Maio de 1913
    Origem Rio de Janeiro
    País Brasil
    Data de morte 14 de Junho de 2008 (95 anos)
    Gêneros Samba, Samba-canção, Samba-enredo
    Instrumentos Vocal
    Gravadoras Odeon, Companhia Brasileira de Discos
    Afiliações Francisco Alves
    Lupicínio Rodrigues

    ResponderExcluir
  16. João da Baiana, nome artístico de João Machado Guedes (Rio de Janeiro, 17 de maio de 1887 — Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 1974), era o mais novo de uma família baiana de 12 irmãos. Na infância freqüentou as rodas de samba e macumba que aconteciam clandestinamente nos terreiros cariocas. Participou de blocos carnavalescos e é tido como o introdutor do pandeiro no samba.

    Teve por muito tempo um emprego fixo não relacionado a música, tendo inclusive recusado, em 1922, viajar com Pixinguinha e os Oito Batutas para não perder o posto de fiscal da Marinha.

    A partir de 1923 passou a compor e a gravar em programas de rádio e em 1928 foi contratado como ritmista.

    Além do pandeiros, sua especialidade era o prato e faca, populares nas gravações da época.

    Algumas de suas composições da época foram "Pelo Amor da Mulata", "Mulher Cruel", "Pedindo Vingança" e "O Futuro É uma Caveira".

    Integrou alguns dos pioneiros grupos profissionais de samba, entre eles o Conjunto dos Moles, Grupo do Louro, Grupo da Guarda Velha e Diabos do Céu.

    Participou da famosa gravação organizada por Heitor Villa-Lobos a bordo do navio "Uruguai" em 1940, para o disco "Native Brazilian Music", do maestro Leopold Stokowski, com sua música "Ke-ke-re-ké".

    Na década de 50 voltou a se apresentar nos shows do Grupo da Velha Guarda organizados por Almirante, e continuou compondo até a década de 70.

    Em 1968 gravou com Pixinguinha e Clementina de Jesus o histórico LP "Gente da Antiga", produzido por Hermínio Bello de Carvalho, onde lançou, entre outras, as ancestrais "Cabide de Molambo" e "Batuque na Cozinha", depois regravada por Martinho da Vila.

    ResponderExcluir
  17. Jorge Aragão da Cruz (Rio de Janeiro, 3 de janeiro de 1949) é um cantor, sambista,compositor brasileiro.


    [editar] Biografia
    Sambista, começou sua carreira na década de 70, em bailes e casas noturnas. Como compositor, despontou em 1977, quando Elza Soares gravou sua composição "Malandro" (com Jotabê). Foi integrante do grupo Fundo de Quintal (núcleo do gênero pagode) e um de seus principais compositores e letristas, tendo por isso abandonado o conjunto algum tempo depois para dedicar-se à carreira solo. Quase todos os grandes intérpretes de samba (Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila) têm canções de Jorge Aragão em seu repertório.

    O primeiro disco solo, "Jorge Aragão", veio em 1982, pela Ariola. Conhecedor do carnaval carioca, foi comentarista dos desfiles de escolas de samba nas TV's Globo, Manchete e nos últimos anos no projeto Carnaval do Povão pela CNT. Com doze discos lançados, excursionou pelos Estados Unidos e se apresenta em várias cidades do Brasil. Entre seus sucessos estão "Coisinha do Pai" (com Almir Guineto e Luiz Carlos), consagrado na gravação de Beth Carvalho que valeu uma gravação inédita em 1997 para acordar Mars Pathfinder um robô da Nasa em Marte; "Coisa de Pele", "Vou Festejar", "Alvará", "Terceira Pessoa", "Amigos... Amantes", "Do Fundo do Nosso Quintal" e "Enredo do Meu Samba" entre outras.

    Autor da música "Eu e Você Sempre" que estourou em 2000 juntamente com o grupo Exaltasamba.

    Com quase 30 anos dedicados inteiramente à MPB, Jorge Aragão continua em atividade. O veterano do samba se mantém firme no mercado, apostando em uma série de CDs ao vivo (Ao vivo 1 e 2). O álbum ”Jorge Aragão Ao vivo Convida”, lançado pela Indie Records, em 2002, traz duetos antológicos do sambista com figuras consagradas como Zeca Pagodinho, Alcione, Elza Soares, Beth Carvalho, Emílio Santiago, Leci Brandão, entre outros.Mais tarde, depois de um disco de estúdio chamado Da Noite pro Dia vem mais um DVD ao vivo gravado no Canecão(RJ) com o mesmo nome também tendo uma ótima vendagem. Atualmente o sambista está com o disco `E aí?`, que por onde ele passa é casa lotada na certa.Vale lembrar que a música "Moleque Atrevido" tem servido de inspiração para jogadores de Flamengo e Seleção Brasileira para momentos de provação de que podem ser capazes de conseguir o objetivo: o título.

    ResponderExcluir
  18. Jorge do Violão Sete Cordas S. Jorge da Conceição, um dos fundadores do Conjunto Mensageiros do Samba, junto com Candeia, Casquinha, Picolino, Casemiro, Arlindo, Bubu, isso em 1961. Foi membro da Velha Guarda da Portela entre 1970 e 1980. foi violonista de Clara Nunes e de Elizeth Cardoso e pai do intérprete oficial Gilsinho da Portela.

    ResponderExcluir
  19. Jorge Antônio Carlos, ou Jorginho do Império (Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 1944) é um cantor brasileiro, filho de Mano Décio da Viola, um dos fundadores da Império Serrano.

    Na beira do mar, canção lançada em 1975, foi o seu grande sucesso. Começou sua carreira ao lado do amigo Martinho da Vila. Em 1971 foi eleito "cidadão samba do Estado da Guanabara"[carece de fontes?]. Em mais de trinta anos de carreira, lançou 24 discos e fez shows na Argentina, na França e no Japão[carece de fontes?]. Atualmente reside no bairro carioca de Madureira, na rua que tem o nome de seu pai e fica próxima à Império Serrano.

    Foi o principal intérprete do Império Serrano em dois carnavais. Em 1997, esteve à frente do microfone quando a escola trouxe o enredo "O mundo dos sonhos de Beto Carrero". Retornou ao posto em 1999, quando o enredo era "Uma rua chamada Brasil". Em ambas as oportunidades, o Império Serrano foi rebaizado ao Grupo de Acesso A e e agora o diretor de carnaval da escola.

    ResponderExcluir
  20. Jovelina Pérola negra
    Informação geral
    Nome completo Jovelina Farias Belfort
    Data de nascimento 21 de julho de 1944
    Origem Botafogo, Rio de Janeiro , Rio de Janeiro
    País Brasil
    Data de morte 2 de Novembro de 1998 (54 anos)
    Gêneros Samba
    Instrumentos vocal
    Gravadoras RGE

    ResponderExcluir
  21. Leci Brandão da Silva (Rio de Janeiro, 12 de setembro de 1944) é uma cantora, compositora brasileira e umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira.

    Começou sua carreira no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Mangueira.

    Ao longo de sua carreira, gravou 20 álbuns e três compactos. Participou do Festival MPB-Shell promovido pela Rede Globo, em 1980, com a música Essa tal criatura. Em 1985, gravou Isso é fundo de quintal.

    Atuou na telenovela Xica da Silva da TV Manchete, como Severina.

    Atualmente, além de se dedicar à carreira musical, é membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Desde 2003 também vem exercendo a função de comentarista dos desfiles de escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo, pela Rede Globo.

    ResponderExcluir
  22. Leonardo Bessa é um sambista carioca.

    Começou sua careira no mundo do samba ainda criança na escola de samba mirim Alegria da Passarela e depois na Aprendizes do Salgueiro.

    Como Músico, defendeu várias escolas de samba como Beija-Flor,Grande Rio, Caprichosos de Pilares, União da Ilha e Salgueiro. Acompanhou diversos artistas da MPB como Bezerra da Silva, Moreira da Silva, Roberta Miranda, Jorge Benjor, Reginaldo Bessa (seu pai), Neguinho da Beija-Flor e Jorge Aragão.

    Como Interprete oficial iniciou em 2004 no Arranco do Engenho de Dentro e em 2006 assumiu a São Clemente onde esta até hoje. É também interprete oficial no carnaval de Uruguaiana na escola Ilha do Marduque desde 2008 onde ganhou os carnavais de 2008 e 2009. Como produtor musical, já produziu vários cds de samba enredo das escolas dos grupos de acesso do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  23. Luisinho Andanças é um cantor e intérprete de samba-enredo carioca.

    Começou no mundo do samba há duas décadas. Sendo componente da bateria da Santa Cruz. Parou para tentar carreira solo. O sobrenome veio do extinto grupo de samba chamado Andanças do Pagode , no qual fazia parte e era o vocalista. Acabou como puxador por acaso. A aventura aconteceu em 1999, quando defendeu um samba de um primo na Paraíso do Tuiuti ficando lá por dois anos. Em 2001, voltou para a Santa Cruz também para defender um samba. Acabou sendo convidado para permanecer na escola e cantar o samba na avenida.

    A desenvoltura e o bom desempenho pela Santa Cruz chamou a atenção da diretoria da Porto da Pedra. Em 2005, o cantor deu um show na Marquês de Sapucaí com a escola de São Gonçalo, interpretando com alegria e descontração Festa Profana , samba que a União da Ilha apresentou em 1989. Desde 2006 defende a escola de samba Consulado, de Florianópolis, onde ganhou o carnaval em 2006,2007 e 2009. Atualmente continua como interprete da Porto da Pedra e da Consulado

    ResponderExcluir
  24. Luverci Ernesto Waetge, mais conhecido como Luverci Ernesto, (São Paulo, 12 de outubro de 1941 — São Paulo, 23 de setembro de 2007) foi um compositor brasileiro.


    [editar] Biografia
    Luverci é autor de sambas como "À Luta, Vai-Vai" , "Almas & Corações", "Ave Coração" e "Meu Sangue é Brasil", "Pedi Ao Céu" e "Tantos Amores"(ambas com Almir Guineto), "Tem Nada Não" (com Almir Guineto e Jorge Aragão), "É, Pois É" (parceria com Almir Guineto e Luiz Carlos), "Papagaio" (com Almir Guineto e Beto Sem Braço), "Olhos" (com Almir Guineto e Carlos Senna) e "Mãe África" (com Murilão).

    O compositor faleceu em setembro de 2007.

    ResponderExcluir