quinta-feira, 20 de agosto de 2009

SAMBISTAS SO BRASIL CONTINUAÇÃO

27 comentários:

  1. Alcebíades Maia Barcelos, mais conhecido como Bide (Niterói, 25 de julho de 1902 - Rio de Janeiro, 18 de março de 1975).

    Bide foi um dos freqüentadores das rodas de samba da Turma do Estácio do bairro carioca do Estácio e se aproximaria de sambistas que seriam responsáveis pela por injetar ao gênero uma cadência diferente do padrão próximo ao maxixe, típico naquela época. Com sambistas como Ismael Silva, Brancura, Mano Aurélio, Baiaco, Mano Rubem (seu irmão) e Heitor dos Prazeres, fundou a Deixa Falar - primeira escola de Samba do país.

    ResponderExcluir
  2. Sílvio Fernandes, mais conhecido pela alcunha Brancura (Rio de Janeiro, 1908 - Rio de Janeiro, 1935, foi um compositor e flautista brasileiro.

    Brancura ganhou seu apelido dos amigos da Turma do Estácio, por conta de sua cor negra reluzente. Com sambistas como Ismael Silva, Bide, Mano Aurélio, Baiaco e Heitor dos Prazeres, fundou a Deixa Falar - primeira escola de Samba do país. Também costumava freqüentar o Café Apolo e o Café Compadre, no bairro carioca do Estácio, reduto de sambistas nas décadas de 1920 e 1930, onde conheceu vários artistas com Noel Rosa, Mário Reis e Francisco Alves.

    ResponderExcluir
  3. Osvaldo Caetano Vasques, mais conhecido pela alcunha Baiaco (Rio de Janeiro, 1913 - Rio de Janeiro, 1935), foi um compositor e ritmista brasileiro.

    Baiaco era freqüentador das reuniões de sambistas do Bar Apolo, no bairro carioca do Estácio, da qual também participavam os compositores Ismael Silva, Bide, Mano Edgar, Mano Rubem, entre outros. Junto com esses compositores, foi fundador da Deixa falar, considerada a primeira escola de samba brasileira.

    ResponderExcluir
  4. Bucy Moreira (Rio de Janeiro, 1 de agosto de 1909 - Rio de Janeiro, 28 de março de 1982) foi um compositor e instrumentista brasileiro. Era neto de Tia Ciata.

    ResponderExcluir
  5. Oscar da Penha, mais conhecido como Batatinha (Salvador, 5 de agosto de 1924 - Salvador, 3 de janeiro de 1997), foi um cantor e compositor brasileiro.

    ResponderExcluir
  6. Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como Beth Carvalho, (Rio de Janeiro, 5 de maio de 1946) é uma cantora brasileira

    ResponderExcluir
  7. Beto Sem Braço
    Informação geral
    Nome completo Laudemir Casemiro
    Apelido Beto Sem Braço
    Data de nascimento 1940
    Origem Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
    País Brasil
    Data de morte 15 de abril de 1993
    Gêneros samba
    Instrumentos vocal
    Período em atividade 1970 - 1993

    ResponderExcluir
  8. Bezerra da Silva
    Informação geral
    Nome completo José Bezerra da Silva
    Data de nascimento 23 de Fevereiro de 1927
    Recife, PE
    Brasil
    Data de morte 17 de Janeiro de 2005 (77 anos)
    Rio de Janeiro, RJ
    Brasil
    Gêneros Samba
    Instrumentos vocal
    violão
    Período em atividade 1976 - 2005
    Outras ocupações compositor
    Afiliações Dicró
    Moreira da Silva

    ResponderExcluir
  9. Bruno Ribas
    Nascimento 18 de Agosto de 1975 (34 anos)
    Rio de Janeiro
    Nacionalidade Brasileiro

    ResponderExcluir
  10. José Luiz de Morais, mais conhecido como Caninha (Rio de Janeiro, 6 de julho de 1883 - Rio de Janeiro, 16 de junho de 1961), foi um compositor brasileiro. É considerado um dos pioneiros do início do samba, sendo amigo de Donga, Pixinguinha, João da Baiana e Heitor dos Prazeres, entre outros.

    ResponderExcluir
  11. Francisco Felisberto Santana, ou Chico Santana ( Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1911 - Rio de Janeiro, ?) foi um compositor brasileiro. Foi integrante da Velha Guarda da escola de samba Portela.

    ResponderExcluir
  12. Carlos Júnior
    Nome completo Carlos Eduardo dos Santos
    Nascimento 29 de Dezembro de 1976 (32 anos)
    São Paulo
    Nacionalidade brasileiro
    Ocupação músico

    ResponderExcluir
  13. Informação geral
    Nome completo Angenor de Oliveira
    Apelido Cartola
    Data de nascimento 11 de outubro de 1908
    Origem Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
    País Brasil
    Data de morte 30 de Novembro de 1980 (72 anos)
    Gêneros samba
    Instrumentos vocal, violão
    Período em atividade 1927 - 1980
    Gravadoras RCA

    ResponderExcluir
  14. Clara Nunes
    Informação geral
    Nome completo Clara Francisca Gonçalves Pinheiro
    Apelido A Guerreira
    Data de nascimento 12 de agosto de 1943
    Origem Caetanópolis, Minas Gerais
    País Brasil
    Data de morte 2 de Abril de 1983 (39 anos)
    Gêneros Samba, MPB
    Instrumentos voz
    Período em atividade 1960 - 1983

    ResponderExcluir
  15. Clementina de Jesus
    Informação geral
    Nome completo Clementina de Jesus da Silva
    Apelido Rainha do Partido-Alto
    Data de nascimento 7 de fevereiro de 1901
    Origem Valença
    País Brasil
    Data de morte 19 de julho de 1987 (86 anos)
    Gêneros Samba
    Período em atividade 1963 - 1987
    Gravadoras EMI-Odeon
    Afiliações Rosa de Ouro
    Pixinguinha
    João da Baiana

    ResponderExcluir
  16. Clóvis Pê é um intérprete de samba-enredo carioca.

    Sua estréia foi na Tupy de Brás de Pina aos 12 anos compondo samba enredo tendo como grande influência sua mãe gloria e seu pai damião como mestre-sala e porta-bandeira da agremiação, e assim vendo que tinha talento partiu para Jacarezinho como compositor, ganhando o samba de sua autoria cantado, em 1992, que foi “A visita do Jacarezinho ao reino encantado de Maria Clara Machado”, pelo Grupo A.

    Desde então, sua carreira como cantor e autor de samba-enredo teve uma ascensão meteórica. Antes de chegar à agremiação verde-e-rosa, também concorreu na Imperatriz.

    Em quatro anos concorrendo nas disputas internas na Mangueira, o qual venceu em duas ocasiões (2001 e 2003) , junto com Luizito, acompanhou Jamelão no carro de som. também compôs sambas em São Paulo: foi autor do samba da Tucuruvi em 2000, e defendeu o hino da Mocidade Alegre no ano seguinte, onde foi também puxador ao lado de Daniel Collête.

    Após se destacar como sambista na Mangueira, passou a investir na carreira de cantor de samba, sempre em escolas de Grupos de Acesso, Passou pela Paraíso do Tuiuti, Vizinha Faladeira, Lins Imperial e São Clemente.

    Até 2006, quando puxou a Caprichosos pela primeira vez no Grupo Especial, ficando até 2007. E desde 2008 é intérprete oficial da escola de samba Mocidade Alegre de São Paulo.

    ResponderExcluir
  17. Colombo Costa Pinto, mais conhecido apenas como Colombo (Bahia, 12 de outubro de 1926 - Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2004), foi um compositor brasileiro.

    Fez parte do Trio ABC da Portela.

    ResponderExcluir
  18. Daniel Collête (Nilópolis,???) é um intérprete de sambas-enredo, considerado um dos maiores de São Paulo na atualidade, por sua voz potente. De 2000 a 2007, foi o interprete oficial da escola de samba Mocidade Alegre, imortalizando os gritos de guerra "Alô você", "Maraviiiilha" e "bate no peito e diz".

    Em 2003, lançou moda ao ir para o sambódromo vestido de acordo com o enredo. Na ocasião, sua escola apresentou um enredo falando das tradições iorubás, e ele desfilou e cantou o samba vestido com trajes típicos africanos, sendo vice-campeão.

    No ano seguinte, sua escola foi campeã, no ano em que todas elas prestaram uma homenagem á cidade de São Paulo em seus enredos.

    Nos anos seguintes, seguiram-se boas colocações, até que em 2007, Daniel surpreende o público novamente ao apresentar-se vestido de palhaço num enredo que falava sobre o riso, sendo a Mocidade novamente campeã. Pouco após o Carnaval, Daniel Collête assinou contrato para 2008 com a X-9 Paulistana.

    ResponderExcluir
  19. David Miguel (Belém, Pará, 29 de dezembro de 1926 - 13 de fevereiro de 2000) foi um sambista e compositor brasileiro.

    Membro da ala de compositores da escola de samba "Quem São Eles", foi autor de inúmeros sambas-enredo de sucesso, inclusive o vencedor do carnaval belenense de 1978, sobre o Theatro da Paz, samba esse que foi gravado em coletânea como um dos dez mais belos do Brasil. Militante comunista, chegou a sofrer perseguições políticas, no período da ditadura militar (1964-1985). Em 1995 foi homenageado pela escola de samba, com o enredo "David Miguel, a Estrela de Breu".

    Nasceu e viveu no bairro do Umarizal (Belém), sendo que no mesmo ano de sua morte a prefeitura de Belém o homenageou atribuindo seu nome ao sambódromo da cidade.

    ResponderExcluir
  20. Dominguinhos do Estácio
    Nome completo Domingos da Costa Ferreira
    Nascimento 4 de Agosto de 1941 (68 anos)
    Rio de Janeiro
    Nacionalidade Brasileiro
    Ocupação Músico

    ResponderExcluir
  21. Yvonne Lara da Costa, mais conhecida como Dona Ivone Lara, (Rio de Janeiro, 13 de abril de 1922) é uma cantora e compositora brasileira.

    ResponderExcluir
  22. Dona Neuma, apelido de Neuma Gonçalves da Silva (* 8 de maio de 1922_+ 17 de julho de 2000), foi uma personalidade do carnaval ligada à Estação Primeira de Mangueira.

    Nascida no subúrbio de Madureira, no Rio de Janeiro, era filha de Saturnino Gonçalves, um dos fundadores do Bloco dos Arengueiros, criação que anos depois originou a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

    Além de suas três filhas de sangue, ela criou e educou outros 18 filhos adotivos.

    Faleceu no dia 17 de julho no Hospital Salgado Filho, vítima de acidente vascular cerebral, conseqüência de cirurgia para a retirada de um coágulo no cérebro.

    ResponderExcluir
  23. Dona Zica, pseudônimo de Euzébia Silva do Nascimento (6 de fevereiro de 1913 - 22 de janeiro de 2003), sambista da velha guarda da Estação Primeira de Mangueira, foi a última mulher do sambista Cartola. Foi um grande símbolo do carnaval carioca. Participou da novela Xica da Silva. Sua biografia foi escrita pela escritora pernambucana Odacy de Brito Silva. Dona Zica, morreu aos 89 anos de problemas cardiovasculares, é figura inesquecível na história da nossa música.

    Era bastante amiga de Dona Neuma, outra grande personalidade da Mangueira.

    Dona Zica já tinha mais de 40 anos de idade quando se casou com Cartola (Angenor de Oliveira), em 1954. Eles se conheciam desde jovens mas nunca haviam namorado. Zica casou-se com 19 anos com seu primeiro marido, teve seis filhos, um adotivo. Ficou viúva duas décadas depois. Cartola também se casara, tivera filhos, enviuvara, vivera mais de 10 anos longe da Mangueira. Um dia, voltou e começou a querer namorar a Zica. Casaram-se e viveram juntos 26 anos, até a morte dele, em 1980.

    A escola de samba da Mangueira foi fundada em 1928, sendo a segunda escola da história do Rio, fusão de cinco blocos carnavalescos.

    ResponderExcluir
  24. Ernesto Joaquim Maria dos Santos, conhecido como Donga, (Rio de Janeiro, 5 de abril de 1890 — Rio de Janeiro, 25 de agosto de 1974) foi um músico, compositor e violonista brasileiro.

    Filho de Pedro Joaquim Maria e Amélia Silvana de Araújo, Donga teve oito irmãos. O pai era pedreiro e tocava bombardino nas horas vagas; a mãe era a famosa Tia Amélia do grupo das baianas Cidade Nova e gostava de cantar modinhas e promovia inúmeras festas e grandes reuniões de samba.

    Participava das rodas de música na casa da lendária Tia Ciata, ao lado de João da Baiana, Pixinguinha e outros. Grande fã de Mário Cavaquinho, começou a tocar este instrumento de ouvido, aos 14 anos de idade. Pouco depois aprendeu a tocar violão, estudando com o grande Quincas Laranjeiras. Em 1917 consagrou a gravação de Pelo Telefone, considerado o primeiro samba gravado na história.

    Organizou com Pixinguinha a Orquestra Típica Donga-Pixinguinha. Em 1919, ao lado de Pixinguinha e outros seis músicos, integrou, como violonista, o grupo Oito Batutas, que excursionou pela Europa em 1922. Em 1940 Donga gravou nove composições (entre sambas, toadas, macumbas e lundus) do disco Native Brazilian Music, organizado por dois maestros: o norte-americano Leopold Stokowski e o brasileiro Villa-Lobos, lançado nos Estados Unidos pela Columbia.

    No final dos anos 50 voltou a se apresentar com o grupo Velha Guarda, em shows organizados por Almirante. Enviuvou em 1951, casou-se novamente em 1953 e foi morar no bairro de Aldeia Campista, para onde se retirara como oficial de Justiça aposentado. Doente e quase cego, viveu seus últimos dias na Retiro dos Artistas, falecendo em 1974. Está sepultado no Cemitério São João Batista.

    ResponderExcluir
  25. Informação geral
    Nome completo Dorival Caymmi
    Data de nascimento 30 de Abril de 1914
    Origem Salvador, BA
    País Brasil
    Data de morte 16 de Agosto de 2008 (94 anos)
    Rio de Janeiro, RJ
    Brasil
    Gêneros samba
    bossa nova
    Período em atividade 1934 - 2008
    Outras ocupações poeta, pintor e ator
    Gravadoras Odeon
    Columbia
    Continental
    RCA Victor
    Elenco
    Phonogram
    Funarte
    Som Livre
    Universal
    EMI
    Afiliações Dori Caymmi
    Danilo Caymmi
    Nana Caymmi

    ResponderExcluir
  26. Douglas Aguiar, mais conhecido como Douglinhas, é um intérprete do carnaval de São Paulo, desde 1986. Iniciou sua carreira como intérprete na escola de samba GRES Pérola Negra, a mesma onde está atualmente. Também já atuou como compositor de sambas.

    ResponderExcluir