segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Gato de Bonsucesso


Gato de Bonsucesso
Fundação 16 de fevereiro de 1999 (12 anos)
Escola-madrinha Portela
Cores azul e branco
Símbolo Gato
Bairro Nova Holanda
Presidente Jorge Canindé
Carnavalesco Comissão de Carnaval
Intérprete oficial Taroba
Diretor de carnaval Jorge Azevedo
Diretor de harmonia Jorge Azevedo
Diretor de bateria Mestre Banana
Rainha da bateria Isis Christyne
Mestre-sala e porta-bandeira William e Rayanna
Coreógrafo Thiago Sá e Claudio Cardoso
Desfile de 2012
Enredo Terra da Costa, santuário cristalino

Grêmio Recreativo Escola de Samba Gato de Bonsucesso é uma escola de samba do Rio de Janeiro, fundada a 16 de fevereiro de 1999.

Está sediada no Complexo da Maré, mais precisamente na favela Nova Holanda. Suas cores são o azul e branco.

Índice [esconder]
1 História
2 Carnavais
3 Referências
4 Notas


[editar] HistóriaSua história tem início na década de 60, quando uma leva de moradores das comunidades do Esqueleto e do Querosene se mudou para o Complexo da Maré. A nova turma acabou se unindo aos antigos foliões da comunidade de Nova Holanda, originando o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Nova Holanda. Algum tempo depois, sentindo a necessidade de algo mais descontraído que os rigores exigidos por uma escola de samba, seus integrantes formaram um bloco com os amigos das rodas de samba do lugar, brincando juntos e descompromissados o carnaval, dentro da própria comunidade. A falta de preocupação com as regras era tanta, que o bloco sequer possuía nome.

Havia, porém, uma moradora conhecida por Maria Dentão, que não gostava de muita conversa e não dava vida fácil para a garotada da pelada de rua. Sempre que a bola caía em seu quintal, a enfezada moradora a destruía. Certo dia, os rapazes - que também gostavam de implicar com moradores da comunidade - cansados de terem suas bolas furadas, resolveram se vingar. Caçaram o gato de estimação de Maria Dentão, e fizeram um ensopado com ele. Maria não demorou a descobrir o que acontecera com o bichano, e foi diretamente ao posto policial dar queixa do acontecido, bradando desesperadamente: "Mataram meu gato, mataram meu gato".

A polícia prendeu três dos rapazes acusados por Maria Dentão e aplicou neles "um corretivo" com uma palmatória. Mas para se vingar novamente de Maria, os rapazes fizeram tamborins com o couro do gato e foram tarde da noite para a frente da casa da desafeta, batucando e cantando em ritmo de samba: "Mataram meu gato, mataram meu gato...". O refrão acabou "pegando" entre os moradores e terminou batizando aquele bloco que até então, estava sem nome: surgiu o “Bloco Mataram Meu Gato”. A partir daí, a agremiação cresceu, absorveu o que restava da Escola de Samba Unidos da Nova Holanda e, em 1974, foi registrado na Federação de Blocos de Carnaval do Rio de Janeiro.

25 anos depois, a comunidade sentiu a necessidade de transformar o bloco em escola de samba e, em 16 de fevereiro de 1999, a agremiação foi registrada na Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, com o novo nome de Grêmio Recreativo Escola de Samba Gato de Bonsucesso.

Em 2008, um grupo de alunos do Instituto do Carnaval da Universidade Estácio de Sá, fazendo um levantamento da história da agremiação para a criação de um Departamento Cultural, descobriu que a escola, ao ser registrada como tal, não havia sido batizada por nenhuma outra agremiação, costume importante no mundo do samba, visando o reconhecimento da escola perante as demais. Após algumas reuniões, a diretoria decidiu que o Gato deveria ser batizado pela Portela, por ser esta a escola de samba mais antiga em atividade no Rio de Janeiro, e de cores azul e branco. O batizado então foi realizado na quadra da Portela, em 14 de dezembro de 2007. Neste dia, a Portela recebia o elenco da novela Duas Caras, da Rede Globo de Televisão, para quem os ritmistas do Gato, assim como passistas e os dois casais de Mestre-sala e Porta-bandeira se apresentaram.

A partir da história das agremiações carnavalescas da Nova Holanda, no Complexo da Maré, Ana Rieper e Maria José Freire, produziram um documentário que começou a ser filmado em 2005, com o propósito de contar através da história da escola, como funcionou a política de remoção de favelas no Rio de Janeiro, durante os anos 60.

O documentário, chamado de Mataram meu Gato, foi lançado em 2006, e trata-se de um curta de 15 minutos de duração, embora inicialmente, uma versão mais longa estivesse prevista para ser exibida na televisão, com 50 minutos de duração.

Em 12 de março de 2009, o Príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, desembarcou no Rio de Janeiro para atender compromissos de sua agenda política, que incluía uma reunião com empresários, um encontro com o governador, visita ao Jardim Botânico, quando plantou um Ipê Amarelo, além da comunidade Nova Holanda, quando o Príncipe, acompanhado da esposa, a duquesa de Cornualha, Camilla Parker Bowles, foi recebido por ritmistas do Gato de Bonsucesso e três passistas da comunidade, chegando a receber de dona Maria Luísa da Silva, moradora da comunidade há 35 anos, um chocalho que arriscou tocar juntamente com a bateria:"Ele pegou o chocalho meio sem jeito, de cabeça para baixo. Mas para quem não tem experiência, ele tocou direitinho" disse a ritmista.

Em 2008, o Gato de Bonsucesso apresentou o enredo “Delírios e devaneios de sua alteza real Dona Maria vai com as outras”, onde a escola contou a ensandecida visão de Dona Maria I, a Louca – Rainha de Portugal, com relação à transferência da corte para o Brasil.

Em 2009, com o enredo “Encantos e Bruxarias na corte do Rei-Sol” a agremiação contou as estórias infantis de Charles Perrault, da coletânea Contos da Mamãe Gansa. Mas a evasão de algumas alas e problemas em um dos pneus do carro abre-alas impediram uma melhor colocação da escola.

Para 2010, a escola optou por contar a trajetória das marchas carnavalescas, conhecidas popularmente como marchinhas, através da narrativa de um Pierrô que busca a reconquista de sua Colombina perdida no tempo, com o enredo Bendita Baderna. Apesar do carnaval romântico, bem acabado, com fantasias confeccionadas na Cidade do Samba pela madrinha Portela e grandiosas esculturas, a escola ficou em 5º lugar, frustrando as expectativas da comunidade de Nova Holanda. O regulamento de 2010 permitia a subida de apenas duas escolas para o Grupo C, mas foi ignorado durante a apuração sob alegação de empate pela AESCERJ e quatro escolas acabaram subindo, permanecendo o Gato no Grupo D.

A eleição de 2010 levou o compositor Jorge Canindé ao cargo de presidente do Gato de Bonsucesso, substituindo Nei Costa, que ocupava interinamente o cargo após a renúncia de Mauro José Camillo, depois do carnaval de 2009. Com a recusa de Arthur Reiy para continuar na escola devido outros comprimissos, os carnavalescos Marcos Aramha e Marcyo Oliveira, com experiência no Rio de Janeiro e São Paulo, foram convidados a assumir o projeto artístico da escola para o carnaval de 2011. Desta forma, os carnavalescos apresentaram o enredo Desejos, com a proposta de mostrar na avenida os maiores desejos do homem, desde sua criação até a vitória do Gato de Bonsucesso na Marquês de Sapucaí, passando pela Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. No entanto, a escola de Nova Holanda, com vários problemas durante o desfile, amargou a 9º colocação e permaneceu no mesmo grupo.

[editar] CarnavaisGato de Bonsucesso
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco
2000 E
(sexta divisão) Maria Helena é imperatriz Comissão de Carnaval
2001 Vice-Campeã E
(sexta divisão) Ilha Grande, a pérola da Costa Verde Jorge Fontes
2002 5°lugar D
(quinta divisão) O Gato em alto astral mostra a beleza zodiacal Comissão de Carnaval
2003 10°lugar D
(quinta divisão) Tem banana na Banda, tem Gato na tuba, estou na área, se me derrubar é pênalti Arthur Alegria
2004 3°lugar D
(quinta divisão) O Gato canta e encanta com a estrela, Renato Lage Comissão de Carnaval[1]
2005 6°lugar C
(quarta divisão) Rio, a mais maravilhosa das cidades Comissão de Carnaval[2]
2006 12ºlugar C
(quarta divisão) No esplendor de uma noite fez-se a magia de um ser milenar: Gato, do Egito ao imaginário popular Comissão de Carnaval[3]
2007 14°lugar C
(quarta divisão) Milagre do povo, a esperança é a última que morre Comissão de Carnaval[4]
2008 8ºlugar D
(quinta divisão) Delírios e devaneios de sua alteza real Dona Maria vai com as outras Arthur Reiy e Renato Figueiredo
2009 7°lugar D
(quinta divisão) Encantos e Bruxarias na corte do Rei-Sol Arthur Reiy e Gio Salles
2010 5ºlugar D
(quinta divisão) Bendita Baderna Arthur Reiy
2011 9º lugar D
(quinta divisão) Desejos[nota 1] [5] Marcos Aramha
Marcyo Oliveira
2012 D
(quinta divisão) Terra da Costa, santuário cristalino Comissão de Carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário