segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Império da Praça Seca



Império da Praça Seca

Império da Praça Seca
Fundação 28 de junho de 2009 (2 anos)[1][2]
Escola-madrinha Império Serrano
Cores Verde e branco[1][2]
Símbolo coroa com algumas árvores em volta
Bairro Praça Seca[2]
Presidente Sandro Avelar[3]
Carnavalesco Márcio Puluker e Dênis Colares
Comissão de carnaval Cristina Frazão, Eduardo e Fernando José
Intérprete oficial Leozinho Nunes, Fabinho Souza e Hudson Luiz[4]
Diretor de carnaval Serginho Harmonia[3]
Diretor de harmonia Serginho Harmonia[3]
Diretor de bateria Mestre Bira[3]
Rainha da bateria Marta Andrade
Mestre-sala e porta-bandeira Cherry e Patrícia[3]
Coreógrafo David Lima[3]
Desfile de 2012
Enredo Os Grandes Impérios
Horário 5º escola a desfilar no Domingo de Carnaval, na Intendente Magalhães
Site www.imperiodapracaseca.com.br

Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Praça Seca é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro, fundada a 28 de junho de 2009. A escola fica sediada atrás do IPASE da Praça Seca, um condomínio que fica em frente à comunidade da Chacrinha, na Rua Cândido Benício.

Um terreno de uma antiga obra abandonada foi comprado na comunidade do IPASE e será nele a nova quadra da escola. No entanto, provisoriamente, a quadra utilizada fica em frente, no antigo Clube dos Veteranos, alugado pela escola.[5]

Por sua localização a escola quase se chamou "Império do Mato Alto" devido à proximidade com o bairro não-oficial supracitado. Algumas camisas sob essa denominação chegaram a ser confeccionadas, mas pouco antes da data de fundação oficial o nome foi mudado como forma de homenagear o bairro da Praça Seca.


Segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola.Índice [esconder]
1 História
2 Carnavais
3 Prêmios
4 Referências
5 Notas


[editar] HistóriaOs preparativos para a criação da escola de samba começaram em abril de 2009, por ideia de Lúcia Costa, Antônio, Ivonete, Bira, Branco, Jucélio, Clayton, entre outros moradores das comunidades do IPASE e Fazenda Mato Alto, em sua maioria frequentadores da escola de samba Renascer de Jacarepaguá, que tinham a ideia de criar um bloco carnavalesco. Muitos consideram como sua data de fundação o dia 23 de abril de 2009, quando foi realizada a Festa de São Jorge com o carro de som trazido pelo grupo, e foi lançada a semente do bloco Império do Mato Alto.

Criado o bloco, posteriormente, surgiu a ideia de que o bloco virasse uma escola de samba. Com a ideia de conseguir patrocínio de empresas da área central da Praça Seca, e de unificar todas as comunidades próximas (Chacrinha, IPASE e Fazenda Mato Alto) em torno da escola, o nome foi alterado quando da oficialização da fundação. Inicialmente a agremiação desfilaria somente no grupo de avaliação, portanto sem concorrer ao título. Após a fundação oficial, devido à Sacramento ter desistido de desfilar no carnaval carioca, a Praça Seca entrou em sua vaga, da mesma forma como a Unidos do Sacramento também já havia entrado no lugar da extinta Foliões de Botafogo.


Ensaio do Império da Praça Seca, em 22 de novembro de 2009, quartas-de-final da disputa interna de samba-enredo.Assumiu o cargo de diretor de carnaval o então mestre-sala Sandro Avelar[2], que numa comissão de carnaval provisória ajudou a desenvolver o enredo A vinda da corte cultural africana para o país do samba. Posteriormente foi contratado o carnavalesco Marco Antônio para o desenvolvimento do carnaval da escola.

Em 25 de outubro de 2009 houve a escolha da rainha de bateria, após a realização de um concurso entre garotas da comunidade, onde Marcele foi escolhida a rainha de bateria. No mesmo dia, houve também a primeira apresentação de sambas concorrentes para o Carnaval 2010. Foram inscritas dez composições. Em 6 de dezembro, houve a escolha do primeiro samba da história da escola, quando a parceria de Luisinho Oliveira (samba 5) derrotou os sambas de nº 1 (Leandro Rocha, Raíssa Oliveira, Sérgio e Cláudio) e nº 8 (Marcus Cruz, Mayka e Bruno Alemão).

No dia 16 de fevereiro de 2010 a escola fez sua estréia oficial no carnaval carioca, tendo sido a 4ª escola a entrar na avenida, em desfile válido pelo Grupo RJ-4 na Estrada Intendente Magalhães. Na estreia no carnaval carioca, sagrou-se vice-campeã, ao perder por apenas um décimo para a Leão de Nova Iguaçu.

Pouco após o carnaval, a presidente Lúcia Costa renunciou, e Sandro Avelar assumiu a presidência da escola[3][6], sendo o presidente mais jovem do carnaval carioca, com apenas 23 anos.[7] Para o cargo de diretor de carnaval e Harmonia, assumiu Serginho Harmonia.[3]

Na madrugada do dia 12 de dezembro, a escola escolheu seu samba para o carnaval de 2011, quando após um concurso com 13 obras, a parceria de Humberto Carlos (samba 2) derrotou as parcerias de Alexandre Araújo, Armando Daltro, Marcelo Fagundes, Rodrigo Becker e Rafaela Araújo (samba 1) e Luisinho Oliveira, Élio Sabino, Sandra, Alexandre e Luiz China (samba 6). Dias depois foi escolhido veterano Nêgo Martins[8], que defendia o samba campeão na disputa, para o posto de intérprete oficial, que estava vago, já que Leandro Santos, havia se tornado cantor oficial da Estácio.

Após estar em segundo ou terceiro lugar durante boa parte da apuração, a Praça Seca superou a Mocidade de Jacarepaguá no último quesito, samba-enredo, sagrando-se campeã, e ascendendo ao Grupo C para 2012. A escola, pouco tempo após o Carnaval, definiu seu novo enredo: abordará os Grandes Impérios da história da humanidade.[9]

Na escolha de samba, após uma disputa com seis sambas concorrentes inscritos, por fim a escola escolheu o samba de Igor Leal[10] (samba 4), que derrotou os sambas de Humberto Carlos e parceria (samba 2)[11], e de Raíssa de Oliveira e parceria[12][13]

[editar] CarnavaisImpério da Praça Seca
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco
2010 Vice-Campeã [14] RJ-4
(sexta divisão) A vinda da corte cultural africana para o país do samba [15][16][17] [nota 1] Marco Antônio
2011 Campeã D
(quinta divisão) A bênção minha madrinha:Império Serrano! [nota 2] Marco Antônio e Raphael Heide
2012 C
(quarta divisão) Os Grandes Impérios[nota 3] Márcio Puluker e Dênis Colares


Prêmios
Troféu Jorge Lafond: 2010[18]
Samba Show 2010 - Grupo E (desfile, bateria e intérprete)[19]
Samba Show 2011 - Grupo D (bateria)[20]

Nenhum comentário:

Postar um comentário