segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Unidos do Anil


Unidos do Anil
Fundação 21 de junho de 1997 (14 anos)
Escola-madrinha Viradouro
Cores Azul e branco
Símbolo Um aperto de mão
Bairro Anil
Presidente Moisés Fernandes
Carnavalesco Jorge Pinaer
Intérprete oficial Luizinho da CDD
Diretor de carnaval Jorge Gordinho
Diretor de harmonia Grande da Portela
Diretor de bateria Mestre Nandinho
Rainha da bateria Roseane
Mestre-sala e porta-bandeira Diney e Gil
Coreógrafo Simone Azevedo
Desfile de 2012
Enredo O poder do guaraná

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Anil é uma escola de samba que foi fundado em 21 de junho de 1997, pela transformação em escola de samba de um Bloco de Enredo existente no Largo do Anil, sendo a continuação do Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos do Anil, fundado em fevereiro de 1975 por 15 sócios fundadores na Rua Araticum, nº 651, casa de seu primeiro presidente.

Índice [esconder]
1 História
2 Carnavais
3 Referências
4 Notas


[editar] HistóriaEm 1976, o primeiro samba do Unidos do Anil, ainda como Bloco de Carnaval, é de autoria de Bará.

Em 1977, durante o carnaval, o Unidos do Anil desfilou pela primeira vez pelas ruas do Largo do Anil e da Freguesia com o samba "Quando a lua clareia", de autoria do compositor Ladir da Silva.

Em 1978, pela primeira vez o Unidos do Anil desfilou, concorrendo com outras Agremiações, no Largo da Freguesia, num desfile organizado pela Administração Regional de Jacarepaguá. O Enredo era " Saudades dos meus Tempos de Criança e o samba novamente de Ladir da Silva, levou o Anil ao segundo lugar.

Em 1979, desfilando no Largo da Freguesia, com o Enredo da Comissão de Carnaval “A Natureza” classificou-se em 1º lugar, com o samba enredo de Moacir Lopes (Cicil) e Osnei.

Em 1980, desfilando novamente no Largo da Freguesia, com o enredo "Maravilha,Maravilha", de autoria de Arizão, classificou-se em 1º lugar, com o samba enredo de Jorginho do Anil.

Em 1981, filiado à Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro, participou pela primeira vez do desfile oficial organizado pela Prefeitura, no Grupo IX de Blocos de Enredo, em Padre Miguel,com o enredo de autoria de Antônio Carlos e José Carlos (Mestre Preto) "Crenças e Superstições de um Povo, que foi desenvolvido pelo carnavalesco Ariovaldo da Silva (Arizinho), classificando-se em primeiro lugar com o samba-enredo do compositor Adalberto.

Em 1996, desfilaria com o enredo "A Folia de quem Faz, de autoria de Manoel Ribeiro da Silva (Maninho), desenvolvido pelo carnavalesco Renato Oliveira de Souza(Renatinho) com o samba-enredo de Carlos Alberto Pinto(Chupeta) e Julinho Melodia, falecido na semana da escolha do samba-enredo. Na semana do carnaval, um grande temporal atingiu o Rio de Janeiro, principalmente na região do Largo do Anil, em Jacarepaguá, e o Unidos do Anil não desfilou neste ano.

Em 1997, o Unidos do Anil desfilou pela última vez como Bloco Carnavalesco, no Grupo III, conquistando o primeiro lugar, com um samba de autoria de Valtinho Danil, Adalberto Paulo Russo. Neste mesmo ano, a Diretoria e os associados resolveram transformar o Bloco Carnavalesco em Escola de Samba e a filiaram à Associação das Escolas de Samba.

Em 1998, agora como Escola de Samba, numa segunda-feira, estreou no desfile do Grupo de Acesso D, na Avenida Cardoso de Morais, em Bonsucesso, com o enredo da Comissão de Carnaval “A Terra é Minha, Ninguém Tasca, Eu Vi Primeiro”, classificando-se em 3º lugar, com 183 pontos, subindo para o Grupo de Acesso C.

Em 1999, desfilou num domingo, no Grupo de Acesso C, na Avenida Rio Branco, no Centro, com o enredo da Comissão de Carnaval “Rio Histórias de Folias”, classificando-se em 10º lugar, com 154 pontos, descendo para o Grupo de Acesso D.

Em 2000, desfilou numa segunda-feira, no Grupo de Acesso D, na Avenida Cardoso de Morais, em Bonsucesso, com o enredo de Lúcio Neto, Joana Santana e Carlos Alberto “ Luxo e Nobreza, Sensualidade e Beleza, as Magias da Seda”,classificando-se em 4º lugar, subindo para o Grupo de Acesso C.

Em 2001, desfilou num domingo, no Grupo de Acesso C, na Avenida Rio Branco, no Centro, com o enredo da Comissão de Carnaval “Anil da Cor do Mar, um Ato de Amor, classificando-se em 5º lugar com 199,5 pontos, permanecendo no Grupo de Acesso C.

Em 2002, desfilou num domingo, no Grupo de Acesso C, na Avenida Rio Branco, no Centro, com o enredo de César Fernandes “ Hoje Tem Alegria...Olimecha, Piolim e Arrelia”, classificando-se em 6º lugar com 190,6 pontos, permanecendo no Grupo de Acesso C.

Em 2003, sob a Presidência de Manoel Ribeiro da Silva ( Maninho ), desfilou num domingo, no Grupo de Acesso C, na Avenida Rio Branco, no Centro, com o enredo dos carnavalescos Nerimar Monteiro e Felipe Dias “A necessidade é a mãe da criatividade, e Quem Não Tem Cão Caça Com Gato”, com samba enredo de Valtinho do Anil, Dé, Zeca do Lins, Valdo e Junior FM, tendo por intérprete o Mestre Branco, classificando-se em 8º lugar, com 172,4 pontos, permanecendo no Grupo C.

Em 2004, sob a Presidência de Manoel Ribeiro da Silva ( Maninho ), desfilou num domingo, no Grupo de Acesso C, na Avenida Rio Branco, no Centro, com o enredo do carnavalesco Ramiro Montalvão “Glória Perez, a mensageira da Paz”, e samba enredo de Thomas Morkos e China da Segunda, classificando-se em 8º lugar, com 171,6 pontos, permanecendo no Grupo C.

Em 2005, sob a Presidência de Ariboi da Silva (Arizão),desfilou num domingo, no Grupo de Acesso C, que no carnaval deste ano passou para a Estrada Intendente Magalhães, Campinho, com o enredo da Comissão de Carnaval “Vila Isabel, Berço do Samba”. Classificou-se em 12º lugar, com 166,6 pontos, descendo para o Grupo de Acesso D.

Em 2006, sob a Presidência de Ariboi da Silva (Arizão), desfilou numa segunda-feira, no Grupo de Acesso D, na Estrada Intendente Magalhães, Campinho, com enredo carnavalesco Raul Sibin Oliveira “Reflexo do Eldorado” e samba enredo de Zé Lara, Sorá, e Bill do Cavaco, classificando-se em 11º lugar, com 145,2 pontos, permanecendo no Grupo de Acesso D.

Em 2007, sob a Presidência de Ariboi da Silva (Arizão), desfilou numa segunda-feira, no Grupo de Acesso D, na Estrada Intendente Magalhães - Campinho, com o enredo de autoria de Hélio de Negreiros desenvolvido pelo carnavalesco Roberto Bezerra “África, Berço das Civilizações, com samba enredo de José Carlos da Silva ( o Mestre Preto do Banjo), classificando-se em 2º lugar, com 157,7 pontos, subindo para o Grupo de Acesso C.

Em 2008, sob a Presidência de Moisés Fernandes, desfila num domingo, dia 3 de fevereiro, no Grupo de Acesso C, na Estrada Intendente Magalhães (Campinho), com o enredo do carnavalesco Roberto Bezerra "Duzentos anos da chegada da Família Real, o Rio virou carnaval" e o samba enredo de Nerinho, Ruterdan, Marcão, Marquinho e Telmo, classificando-se em 14º lugar, com 150,5 pontos.

Em 2009, sob a Presidência de Moisés Fernandes, a Anil homenageou o humorista Chico Anysio com o o enredo "Chico Total! Sou Anil e faço carnaval", desenvolvido pelo carnavalesco Sidney Rocha. A agremiação ficou em 6ºlugar com 158 pontos, permanecendo no mesmo grupo para 2010.

Em 2010, sob a Presidência de Moisés Fernandes, desfilou no Grupo de Acesso D, na estrada Intendente Magalhães, no Largo do Campinho, com o enredo "O Esplendor do Egito na Formação do Povo Negro", classificando-se em 10º lugar e permanecendo no mesmo Grupo para 2011.

Em 2011, ainda sob a Presidência de Moisés Fernandes, desfilou no Grupo de Acesso D, na estrada Intendente Magalhães, no Largo do Campinho, com o enredo "Sonhos", classificando-se em 8º lugar e permanecendo no mesmo Grupo para 2012.

[editar] CarnavaisUnidos do Anil
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco
1998 3ºlugar D
(quinta divisão) A terra é minha, ninguém tasca, eu vi primeiro Comissão de Carnaval[comissão1998 1]
1999 10ºlugar C
(quarta divisão) Rio histórias de folias Comissão de Carnaval[comissão1999 1]
2000 4ºlugar D
(quinta divisão) Luxo e nobreza, sensualidade e beleza, as magias da seda Comissão de Carnaval[comissão2000 1]
2001 5°lugar C
(quarta divisão) Anil da cor do mar, um ato de amor [nota 1]
2002 6°lugar C
(quarta divisão) Hoje tem Alegria: Holimecha, Piolim e Arrelia... tá Certo ou não tá? César Fernandes
2003 8ºlugar C
(quarta divisão) A necessidade é a mãe da criatividade, e quem não tem cão, caça com gato [nota 2] Felipe Dias e Nerimar Monteiro
2004 8ºlugar C
(quarta divisão) Glória Perez, a mensageira da paz![nota 3] Ramiro Montalvão
2005 12°lugar C
(quarta divisão) Vila Isabel, berço do samba [nota 4] Comissão de Carnaval
2006 11ºlugar D
(quinta divisão) Reflexos do Eldorado Comissão de Carnaval
2007 Vice-campeã D
(quinta divisão) África berço de civilizações [nota 5] Roberto Bezerra e Hélio Fonseca
2008 14ºlugar C
(quarta divisão) 200 Anos - A chegada da família real portuguesa no Rio virou carnaval [1] Roberto Bezerra
2009 6ºlugar D
(quinta divisão) Chico Total! Sou Anil e faço carnaval Sidney Rocha
2010 10ºlugar D
(quinta divisão) O esplendor do Egito na formação do povo negro Roberto Bezerra
2011 8ºlugar D
(quinta divisão) Sonhos Roberto Bezerra
2012 D
(quinta divisão) O poder do guaraná Jorge Pinaer

Nenhum comentário:

Postar um comentário