segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

G.R.E.S. INOCENTES DA BAIXADA


G.R.E.S. INOCENTES DA BAIXADA
Histórico





Uma das mais novas agremiações do Carnaval carioca, foi fundada em 11 de julho de 1993 com o nome de Inocentes de Belford Roxo. A escola, que sucedeu a Unidos da Matriz, que por sua vez sucedeu a Unidos de Nilópolis, tem entre seus fundadores Jorge Julio Costa dos Santos (Prefeito Joca), Alkir Lopes, Almir Fernandes, Luiz de Bastos, Sebastião Quirino, Jairo da Silva, Aristotelina de Oliveira, Abílio Del Rey, Walter Sardinha, entre outros. Conquistou títulos importantes como o de 1998, no Grupo C, em homenagem a Candonga, entitulado "Candonga, um Adeus às Baterias", de Etevaldo Brandão.

Depois dessa conquista, sob a administração de Reginaldo Gomes, a Inocentes de Belford Roxo não parou mais de subir. Em 1999, com o enredo "Viva Baixada, Longos Passos para o Progresso, Rumo ao 3º milênio" a escola conquistou o vice-campeonato desfilando pelo Grupo B. O carnavalesco foi Luis Marques.

Em sua estréia no Grupo A, a Inocentes de Belford Roxo contrata o carnavalesco Alexandre Louzada, que faz o enredo "Petrópolis, Roxo de amor por você" e conquista uma excelente colocação. A escola terminaria com a quinta colocação no Grupo A, sendo a primeira a desfilar, um feito que poucas escolas conseguiram obter.

No carnaval de 2001, a escola enfrentou dificuldades financeiras e não conseguiu realizar o mesmo feito realizado no ano anterior. Com o enredo "Região dos Lagos - a Inocentes é Folia na Terra do Sol e do Sal" a escola amarga a penúltima colocação e é rebaixada após a contagem de pontos.

A partir do carnaval de 2002, a escola mudou de nome e de município. A antiga Inocentes de Belford Roxo passou a se chamar Inocentes da Baixada, e se transferiu para o município de São João de Meriti, passando a ter outra quadra em Vilar dos Teles, em São João de Meriti, além da antiga, no Parque São Vicente, em Belford Roxo, com esperanças de voltar aos bons resultados. No carnaval de 2002 conseguiu voltar ao Grupo A, sendo vice-campeã do Grupo B com o enredo "É Carnaval, é tititi, é São João, é Meriti", e ano seguinte se manteve no Grupo A, obtendo a sexta colocação com o enredo "Um gênio inocente e a lâmpada maravilhosa". Porém, no carnaval de 2004 a escola volta a ser rebaixada.

Após o carnaval de 2004, a escola voltou ao nome antigo e ao comando de Reginaldo Gomes, conquistando o 5º lugar do Grupo B no carnaval de 2005. Em 2006 a escola reedita o sucesso do Império Serrano, "Lenda das Sereias, Rainhas do Mar", de 1976, e obtém a 3ª colocação.

Em 2007, com o enredo "Chatô, a fanfarra do homem sério mais engraçado do Brasil", a escola levou para a Avenida o lado irreverente de Chatô, mostrando um pouco de sua brasilidade, suas raízes nordestinas e seu amor pela liberdade. a azul, vermelho e branco de Belford Roxo ficou com o vice-campeonato, mas foi apontada pela premiação S@mba-Net como a escola que fez o melhor desfile.

Fundação: 11/07/1993
Cores: Azul, Vermelho e Branco
Presidente: Reginaldo Gomes
Quadra: Rua Gonçalves Gato, s/n° - Centro - Belford Roxo - RJ
CEP: 26130-230
Barracão: Rua Professor Pereira Reis, 8 - Santo Cristo - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20220-800
G.R.E.S. INOCENTES DE BELFORD ROXO
Enredos e Classificações





ANO ENREDO CARNAVALESCO CLASS. GRUPO
1994 Alô alô carnaval, taí Carmem Miranda 5º Acesso
1995 Grande Otelo, uma vida que se acaba na Ribalta (Não desfilou) 15º(â) B
1996 Que lourinha gostosa 2º(á) D
1997 Dandara, o sol da liberdade 8º C
1998 Candonga, um adeus às baterias Etevaldo Brandão 1º(á) C
1999 Viva a Baixada, longos passos do progresso - Rumo ao 3º milênio Luiz Marques 2º(á) B
2000 Petrópolis - Roxo de amor por você Alexandre Louzada 5º A
2001 Região dos Lagos - A Inocentes é folia na terra do sol e do sal Cristiane Costa 11º(â) A
2002 É Carnaval, é tititi, é São João, é Meriti Agnaldo Correa 2º(á) B
2003 Um gênio inocente e a lâmpada maravilhosa Sylvio Cunha e Agnaldo Correa 6º A
2004 Sorria... Sou Rio, Sou Carioca, Sou Inocentes, Sou Pan e Serei Olimpíadas Luiz Fernando Reis 10º(â) A
2005 O Ouro do Lixo - De Onde Vai, Para Onde Vem, Reciclando Com Pé No Futuro Sérgio Carioca 5º B
2006 A Lenda das Sereias, Rainha do Mar Wany Araújo 3º B
2007 Chatô, a Fanfarra do Homem Sério Mais Engraçado do Brasil Wagner Gonçalves 2º B
2008 Ewe, a Cura Vem da Floresta Jorge Caribé 1º(á) B
2009 Do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, a Inocentes Canta Brizola, a Voz do Povo Brasileiro Fran Sérgio 9º A
2010 Água Para Prover a Vida Roberto Szaniecki e Cristiano Bara 2º A
2011 De Guarulhos para o Palco da Folia, Sonhos, Irreverência e Alegria. Mamonas para Sempre! Cristiano Bara 8º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário