segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

G.R.E.S. ACADÊMICOS DO SOSSEGO


G.R.E.S. ACADÊMICOS DO SOSSEGO
Histórico





Foi fundado em 10 de novembro de 1969 por Odir de Oliveira Costa e César de Melo Loureiro (já falecido). Inicialmente suas cores eram verde e vermelho, mas já no ano seguinte, quando desfilou pela primeira vez, ainda como Bloco Carnavalesco, num enredo em que homenageava Ari Barroso, passa a adotar as cores vermelho e amarelo. Em 1978, muda novamente suas cores para os atuais azul e branco, e conquista o campeonato de Blocos em Niterói.
A escola ainda era do 2° grupo quando Cubango e Viradouro disputavam o carnaval de Niterói. Chegou a concorrer com as duas em 1982, após ganhar o carnaval de 1981. Devido a inexperiência acabou rebaixada. A partir de 1984 com a vitória, o Sossego torna-se uma grande potência do carnaval fluminense com um desfile aclamado pelo público e jurados tendo acesso ao grupo 01. Na apuração do desfile de 1985, ficou a frente das grandes Cubango e Viradouro, perdendo o título para a Corações Unidos. Um fato curioso é que na apuração deste ano um vereador rasgou parte do mapa de contagem contendo uma das notas do Sossego, o que resultou na repetição da nota do quesito anterior (9), motivo pelo qual ficou em 2° lugar. Dizem os mais antigos que se isso não ocorresse, o Sossego ganharia o carnaval do ano.

De 1986 a 1988 mantêm a hegemonia, firmando o tri-campeonato, período de maior prestígio no carnaval de Niterói. Em 1989, por conflitos internos, a Escola não desfila e já em 1990 quando deveria haver uma punição e desfilar no grupo 02, o Sr° Beirute, presidente da associação das escolas de samba da cidade de Niterói e São Gonçalo, não permitiu que a agremiação fosse rebaixada e com o enredo "Beijo te beija", conquista o tetra campeonato. Após o carnaval de 1992 a Escola seria extinta e a sua sede vendida, quando os Srs. Almir Augusto Monteiro, Luiz Besouchet e João Preá não permitiram e recuperaram a agremiação.

No ano seguinte a nova direção apresenta um belo desfile, do carnavalesco Gil Gouvea, com o enredo "Tratado de amor", conquistando o 2° lugar. Em 1994, o carnavalesco Newton Galhano é contratado e com o enredo "Só vai ao Bonfim quem tem" trazendo para o desfile da Amaral Peixoto duas grandes personalidades da localidade: Lizete, a mais antiga baiana da Escola, que não desfilava desde 1990, por problemas de saúde e uma grande personagem do Acadêmicos do Cubango, mãe Luizinha, ano em que ficou com o vice-campeonato. Na época, o Cubango era uma grande parceira do Sossego. Após o carnaval de 1995 em que novamente fica em 2° lugar, com o enredo “Deixem nossas matas sempre verdes”, ganhando o troféu de melhor ala de baianas, comandada por Arlete Matias e melhor comissão de frente.

O presidente, não conformado com as subsequentes derrotas, resolve abandonar o carnaval fluminense e atravessa a Baía, seguindo os passos da Cubango e Viradouro, mesmo ano em que o desfile de Niterói é extinto, estreando assim no carnaval carioca com o enredo "E o cinema virou samba, tem pipoca no ar", que deu a escola o vice-campeonato do grupo "E". No ano posterior conquista seu primeiro campeonato carioca pelo grupo D do carnavalesco Mauro Quintaes, com o enredo "Olha o passarinho, um álbum de família".

Em 1998, com o carnavalesco Max Lopes e o estreante Cahê Rodrigues, com o enredo "Em busca do destino", conquista o 3° lugar no grupo e o direito de acesso ao grupo B já na marquês de Sapucaí. Terminado o carnaval, o até então presidente e sua Diretoria deixam a agremiação e João Carlos Paes assume a presidência, onde a escola permanece por mais dois anos no desfile da Sapucaí, retornado depois ao grupo C. Em 2001, conquista o 2° lugar retornando ao grupo B. De 2003 a 2005 a agremiação não teve muita sorte com seus representantes e chega ao grupo D.

Após o carnaval de 2006, a Escola é assumida por Sr. Almir Alves da Silva (Mica) juntamente com os conselheiros Srs. Djalma da Conceição e Almir Augusto Monteiro (ex-presidentes), com o retorno do já consagrado carnavalesco Cahê Rodrigues, que cria o enredo "A Nação Azul e Branca de Parintins" conquista o 6° lugar no grupo de acesso D.

Em 2008 e 2009, a agremiação presidida por José Adriano Valle da Costa conquista o campeonato dos grupos D e C, respectivamente, retornando ao Grupo B, na Sapucaí, em 2010.
Fundação: 10/11/1969 (como bloco)
Cores: Azul e Branco
Presidente: José Adriano Valle da Costa (Folha)
Quadra: Av. Rui Barbosa, 1250 - Largo da Batalha - Niterói - RJ
CEP: 24310-005
Tel/Fax: (0xx 21) 2625-4476
Barracão: Av. Rodrigues Alves, 777 - Fundos - Santo Cristo - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20220-361


G.R.E.S. ACADÊMICOS DO SOSSEGO
Enredos e Classificações





ANO ENREDO CARNAVALESCO CLASS. GRUPO
1996 E o Cinema Virou Samba, Tem Pipoca no Ar 2º(á) E
1997 Olha o Passarinho Mauro Quintaes 1º(á) D
1998 Em Busca do Destino Max Lopes e Cahê Rodrigues 3º(á) C
1999 500 Anos - Brasil - O Que Caminha Viu e Não Viu Mauro Quintaes 8º B
2000 Bahia em 4 tempos - De Caymmi ao Axé, Música Baiana Leva Fé Mauro Quintaes e Eduardo Minucci 9º(â) B
2001 Nação Guaykuru, Um Império no Rio Paraguai Sérgio Murilo 2º(á) C
2002 Andar Com Fé Eu Vou... Brasil, Tua Alma É Barroca Alaor Júnior e Roberto Antônio 9º B
2003 Sossego Atravessa a Baía Na Barca da Folia Carlinhos D'Andrade 12º(â) B
2004 Hoje é Dia de Feijão Marcos Beja 11º(â) C
2005 Mata Pra Que Te Quero... Letycia Fiuza 8º D
2006 Me Engana Que Eu Gosto no Circo da Vida! Marco Aramha e Marcyo de Olliveira 5° D
2007 A Nação Azul e Branca de Parintins Cahê Rodrigues 6º D
2008 A Corte do Samba e a Corte Real Apresentam: O Brasil Colonial Almir Junior e Cahê Rodrigues 1º(á) D
2009 Sorria, Você Está Numa Cidade Com Muito Sorriso, Suor e Sossego Eduardo Pinho e Roberto Bezerra 1º(á) RJ II
2010 Made in Nictheroy Eduardo Pinho e Roberto Bezerra 6º RJ I
2011 Sua Majestade, o Rei Sol Fabianno Santana 10º(â) B

Nenhum comentário:

Postar um comentário