sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Deolinda Madre a Madrinha Eunice.

Deolinda Madre a Madrinha Eunice.

Fundadora da Escola de Samba Lavapés que é a Escola de Samba mais antiga em atividade na cidade de São Paulo. Dona de um valor histórico imensurável, pois é herdeira da forma de batucar paulistana, forma esta que nasceu em solo paulistano como o Tambor de Pirapora e as Batidas das Festas para Nossa Senhora do Rosário e para São Benedito, todos estes modos de batuque são nascidos em solo paulistanos, pelas mãos de escravos e ex-escravos, Madrinha Euníce a fundadora da Lavapés, era assídua freqüentadora destas festas e ela que era filha de escravos trazia no sangue este ritmo. Esta história mostra que o samba quem diria!, nasceu também em terras paulistas! “O samba não tem fronteiras”.


Viajou em 1935 e 1936 para o Rio de Janeiro com seu marido Chico Pinga, o Chico Papa, italiano e Delegado de Policia, e seu irmão o Zé da Caixa... foi lá que ela se apaixonou pela São Carlos, uma Escola Vermelha e Branca que hoje é a tradicional Estácio de Sá! Os três se uniram e a pedido de Madrinha Euníce fundaram a Lavapés, esta inegável história, é mais bela ainda se analisarmos a vida difícil e a luta de Madrinha Euníce, que leva o nome de Madrinha por ter batizado simplesmente 41 crianças a ultima destas crianças é filho de Rosemeire Marcondes, sua neta de criação que agora é a presidente e legítima herdeira da Lavapés desde sua morte em 1997, mantendo viva a história do samba paulistano.

Dizem que certa vez seu marido Chico Pinga a confrontou falando que era ou a Lavapés ou Ele (Chico Pinga) e a resposta dela foi a Lavapés

Nenhum comentário:

Postar um comentário