sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Jorge Antônio Carlos, ou Jorginho do Império


Jorge Antônio Carlos, ou Jorginho do Império (Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 1944) é um cantor brasileiro, filho de Mano Décio da Viola, um dos fundadores da Império Serrano.

Na beira do mar, canção lançada em 1975, foi o seu grande sucesso. Começou sua carreira ao lado do amigo Martinho da Vila. Em 1971 foi eleito "cidadão samba do Estado da Guanabara" [carece de fontes?]. Em mais de trinta anos de carreira, lançou 24 discos e fez shows na Argentina, na França e no Japão [carece de fontes?]. Atualmente reside no bairro carioca de Madureira, na rua que tem o nome de seu pai e fica próxima à Império Serrano.

Foi o principal intérprete do Império Serrano em dois carnavais. Em 1997, esteve à frente do microfone quando a escola trouxe o enredo "O mundo dos sonhos de Beto Carrero". Retornou ao posto em 1999, quando o enredo era "Uma rua chamada Brasil". Em ambas as oportunidades, o Império Serrano foi rebaixado ao Grupo de Acesso A e também na escola, exerceu a função de diretor de carnaval.

Jorginho também e radialista, onde comanda o programa Baracão do Samba da Rádio Livre 1440, ao lado de Marcelo Pacífico.

Lançou em 06 de Janeiro de 2011 o site www.barracaodosamba.com aonde transmite o seu programa para a web e muitos artigos sobre sambistas e o mundo do samba

Nenhum comentário:

Postar um comentário