sábado, 12 de novembro de 2011

Antonio Ricardo de Souza (Rio de Janeiro, 1960) mais conhecido como Richahs ou Rixxah, é um intérprete de samba-enredo e compositor de música popular

Antonio Ricardo de Souza (Rio de Janeiro, 1960) mais conhecido como Richahs ou Rixxah, é um intérprete de samba-enredo e compositor de música popular carioca.

Índice
1 Carreira
1.1 Carnavalesca
1.2 Fora do carnaval
2 Referências


[editar] Carreira[editar] CarnavalescaComeçou a cantar por volta dos anos de 1973 e 1974, no conjunto Os Autênticos do Samba. Na mesma época, cantou o samba do bloco Periquito de Jardim América, tendo então sua primeira paricipação como intérprete de samba-enredo, passando a defender sambas em concursos internos de diversas escolas, tais como Portela, Imperatriz e Império Serrano.

Em 1987, Richahs fez sua estréia como intérprete oficial na Marquês de Sapucaí, pelo Salgueiro, permanecendo na escola até 1989. Após isso teve passagens por Estácio, Rocinha, Império Serrano, Imperatriz, Mangueira (como auxiliar), Infantes da Piedade, Arrastão de Cascadura, Portela, União da Ilha, São Clemente, Unidos da Ponte e União de Jacarepaguá, onde estava desde 2003 e da Mangueira, onde esteve como interprete oficial, ao lado de Zé Paulo e Luizito[1]. mas saiu da escola devido a outros compromissos[2]. em 2011, esteve na Mocidade, onde cantou ao lado de Nêgo.[3]. no ano de 2012, Rixxah estaria no comando do carro de som do Império Serrano[4],no entanto a escola o demitiuu por questões de adaptação[5], sendo que em 1993 o mesmo foi demitido desta escola, por divergências com a direção naquela época. após essa saída, acertou com a pequena escola Delírio da Zona Oeste.

Fora do Rio de Janeiro, foi intérprete oficial também das escolas Tom Maior, Leandro de Itaquera (São Paulo), Embaixada do Morro (Guaratinguetá) e da escola de samba Unidos do Herval (Joaçaba).

[editar] Fora do carnavalComo compositor, Richahs tem músicas gravadas com Arlindo Cruz, Alcione, Beth Carvalho, entre outros grandes nomes do samba, e faz parte do coral do grupo Fundo de Quintal e participou, junto com outros compositores, da gravação do CD Quintal do Zeca, cantando uma das faixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário