sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Bucy Moreira
Bucy Moreira (Rio de Janeiro, 1 de agosto de 1909 - Rio de Janeiro, 28 de março de 1982) foi um compositor e instrumentista brasileiro. Era neto de Tia Ciata.
Sambista na concepção mais ampla da palavra, Bucy Moreira desde pequeno mostrava vocação para ritmo e composições, aprendeu o muito que sabia da matéria com os melhores professores, e dentro de casa. Que professora melhor que a própria avó? E quem poderia melhor ensinar samba que a reconhecida introdutora e codificadora do ritmo no Rio de Janeiro, a lendária Tia Ciata, com quem ele morou até a morte dela em 1924. Nascido carioca, no primeiro dia de agosto de 1909, teve como padrinho outra figura da maior importância na música popular brasileira, o pernambucano criado na Bahia, Hilário Jovino. Freqüentador da famosa casa de Tia Ciata, na rua Visconde de Itaúna, Hilário foi o responsável pela criação de ranchos que ficaram célebres no carnaval carioca.Filho de pai considerado rico, Bucy freqüentava muito a Lapa e o samba no morro de São Carlos. Somando o que aprendia com a família e com os sambistas, tornou-se compositor e ritimista de fazer história. Quando precisou trabalhar, na falta do pai, foi descoberto por Francisco Alves o qual gravou sua primeira composição, usou seu talento nas gravadoras, onde atuava como músico e corista, e encaixava suas composições. Junto com Brancura, Ismael Silva, Baico, e Mano Edgar ; Fundaram a primeira escola de samba a “Deixa Falar” hoje Estácio de Sá e Fundador da SBACEM (Sociedade Brasileira de Autores, Compositores de Músicas), Fundador CCB (Clube do Compositor Brasileiro) e Fundador da cooperativa dos músicos para a construção do condomínio Cidade do Som , conhecido como Conjunto dos Músicos . Sua forma de tocar instrumentos de ritmo, que fez escola, e a maneira de dançar o samba "miudinho", de forma magistral, tornaram-se sua marca registrada. Chegou a trabalhar como ator, participando do filme Jangada, que o ator e diretor norte-americano Orson Welles não chegou a terminar, no Brasil. Viajou para vários países, e teve suas composições gravadas em outros idiomas,francês, espanhol, inglês. Bucy recebeu da Riotur Placa de Ouro por suas composições. Foi finalista com Osvaldo Martins e Milton Maia,com a composição “Senzala” do Carnaval 77, Convocação Geral, promoção do sistema Globo (radio,televisão e jornal) com o apoio do Museu da Imagem do Som e Riotur. Gravou uma marchinha chamada “Tenório é bom” de sua autoria com Wilson Santos, foi um sucesso, sendo entregue o disco em mãos a Tenório Cavalcante(parlamentar na época). Participou em muitos filmes nacionais, rádio e tv com ritmista. Como compositor, seus maiores sucessos foram os sambas Não Põe a Mão, em parceria com Mutt e Arno Canegal; Quem Pode Pode, com Haroldo Torres; Porque é que você chora?,com Ary Cordovil; Não Precisa Pagar, com Miguel Bausa e Francisco Fernandes;. Miudinho, com Monarco e Raul Marques; e músicas gravadas por grandes interpretes como Araci de Almeida ,Carmen Miranda ,Francisco Alves,Carmen costa, Bezerra da Silva, Elza Soares , Paulinho da Viola ,Jorge Aragão, Fundo de Quintal e outros . Trabalhou muito em defesa do samba, para deixar de ser marginalizado. Concedeu entrevista ao programa MPB Especial, da TV Cultura de São Paulo, em 1973, aos 64 anos. Seu último show foi na Sala Funarte em 1982. Foi integrante também em 2000, na coletânea do SESC de são Paulo “A Música Brasileira deste Século por seus Autores e Intérpretes”. Faleceu quase octogenário, transmitindo para as novas gerações os ensinamentos que aprendera no início do século. Bibliografias: Arley Pereira MPB Especial Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira Luís Fernando Vieira,Luís Pimentel & Suetônio Valença “Um escurinho direitinho-A vida e Obra de Geraldo Pereira”, Ruy Castro , Álbuns e Recortes do Brasil, MPB Cifrantiga, Roberto M. Moura “Tia Ciata e a pequena África no Rio de Janeiro”, Sérgio Cabral “As Escolas de Samba O quê, Quem como, Quando e Porque”, Jota Efege “Figuras e coisas do Carnaval Carioca”.
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